Projeto de Classificação de Áreas em Atmosfera Explosiva

Projeto de Classificação de Áreas em Atmosfera Explosiva

Projeto de classificação de área é o documento que mostra as áreas classificadas em atmosfera explosivas existentes no posto de abastecimento, evidenciando suas zonas de risco, grupo de periculosidade e classe de temperatura com suas extensões em metros. O mapa não deve ser elaborado apenas em planta, mas também em elevação, já que não se trata de áreas, mas de “volumes de risco”.

Este relatório visa cumprir a exigência da NR 20, em seus itens 20.5.2 alínea G e 20.13.1, conforme explicitado abaixo:

“20.5.2 No projeto das instalações classes II e III devem constar, no mínimo, e em língua portuguesa:

  1. g) identificação das áreas classificadas da instalação, para efeito de especificação dos equipamentos e instalações elétricas;”

“20.13.1 – Todas as instalações elétricas e equipamentos elétricos fixos, móveis e portáteis, equipamentos de comunicação, ferramentas e similares utilizados em áreas classificadas, assim como os equipamentos de controle de descargas atmosféricas, devem estar em conformidade com a Norma Regulamentadora n.º 10.”

A Carga Engenharia possui expertise no assunto, e já elaborou o projeto de classificação de áreas em atmosfera explosiva para diversos clientes, incluindo postos de abastecimento e aeroportos, que passaram com tranquilidade pela fiscalização. Aliado ao cumprimento dos requisitos estabelecidos nas normas regulamentadoras, a Carga Engenharia elabora seus projetos visando principalmente a segurança dos funcionários e clientes do estabelecimento.

O projeto de classificação de área em atmosfera explosiva elaborado pela Carga Engenharia atende todos os requisitos de segurança exigidos pela norma regulamentadora, contendo todos os estudos necessários, realizado por profissional capacitado e treinado nas normas vigentes, que acompanha todo o processo de elaboração do documento, tanto nos levantamentos ‘in loco’, quanto no desenvolvimento do projeto. Mediante essa premissa, a documentação entregue contém toda confiabilidade que é exigida e necessária, devido a complexidade e magnitude do projeto de classificação de área em atmosfera explosiva.