Projetos Elétricos e NR10

Projetos Elétricos e NR10

“O Prontuário de Instalações Elétricas é um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que sintetizará o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar para proteger o trabalhador dos riscos elétricos.”

Os principais objetivos do PIE são:

  • Disponibilizar ao trabalhador e empregador informações necessárias a segurança.
  • Comprovar ao órgão responsável pela fiscalização o atendimento aos requisitos da NR10. (geralmente o MTE)
  • Demonstrar que todos os serviços são executados seguindo procedimentos/projetos definidos e seguros.

Todas as empresas com potência instalada superior a 75 kw devem manter o PIE atualizado. É de responsabilidade do empregador manter o PIE atualizado, bem como toda sua documentação, sendo passível de autuação e multa.

Os principais documentos que devem conter no PIE e são fornecidos pela Carga Engenharia são:

  • Laudo de inspeção com amostra detalhada das instalações elétricas;
  • Projeto de Classificação de Área;
  • Laudo e Projeto de SPDA;
  • ART – Anotação de responsabilidade técnica de toda documentação.

Laudo de inspeção com amostra detalhada das instalações elétricas:

O Relatório das Inspeções Atualizadas conforme a NR 10,  irá contemplar a análise de documentação existente e apresentar recomendações para normalizar os itens que compõem o Prontuário das Instalações Elétricas, tais como: diagramas unifilares, procedimentos de trabalho, relatórios e treinamentos.

Este relatório visa cumprir a orientação da NR 20, que em seu item 20.13.1, explicita que todo equipamento elétrico deve seguir as premissas da NR 10:

“20.13.1 – Todas as instalações elétricas e equipamentos elétricos fixos, móveis e portáteis, equipamentos de comunicação, ferramentas e similares utilizados em áreas classificadas, assim como os equipamentos de controle de descargas atmosféricas, devem estar em conformidade com a Norma Regulamentadora n.º 10.”

 Projeto de Classificação de Área

Projeto de classificação de área é o documento que mostra as áreas classificadas em atmosfera explosivas existentes no posto de abastecimento, evidenciando suas zonas de risco, grupo de periculosidade e classe de temperatura com suas extensões em metros. O mapa não deve ser elaborado apenas em planta, mas também em elevação, já que não se trata de áreas, mas de “volumes de risco”.

Este relatório visa cumprir a exigência da NR 20, em seus itens 20.5.2 alínea G e 20.13.1, conforme explicitado abaixo:

“20.5.2 No projeto das instalações classes II e III devem constar, no mínimo, e em língua portuguesa:

  1. g) identificação das áreas classificadas da instalação, para efeito de especificação dos equipamentos e instalações elétricas;”

“20.13.1 – Todas as instalações elétricas e equipamentos elétricos fixos, móveis e portáteis, equipamentos de comunicação, ferramentas e similares utilizados em áreas classificadas, assim como os equipamentos de controle de descargas atmosféricas, devem estar em conformidade com a Norma Regulamentadora n.º 10.”

Laudo e Projeto de SPDA

Serviço de vistoria/inspeção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA e aterramento existente nas instalações, com o devido fornecimento de laudo técnico conforme NBR 5419:15.

É importante salientar que além da elaboração de Laudo de Aterramento e SPDA, a Carga Engenharia também elabora e entrega junto a documentação “Projeto de Adequação e melhorias do SPDA/Aterramento” do estabelecimento. Assim o contratante pode adequar as normas técnicas, sem nenhum custo adicional com a contratação de projeto executivo de SPDA.